Share This

Equipe

FERNANDO FOGLIANO (São Paulo, SP, 1956)

Doutor em Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, físico, fotógrafo e engenheiro de software. De 1986 a 1996 trabalha no Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo com automação para instrumentação em astrofísica e fotografia de eclipses solares. Doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, pesquisa a fotografia e as novas tecnologias digitais na produção e processamento de imagens. Ministra aulas na Universidade São Marcos e no SENAC, ambas em São Paulo.


JÚLIA BLUMENSCHEIN (São Paulo, SP, 1981)

Artista multimídia (São Paulo, 1981). Trabalha como web design e com instalações multimídia interativas. É pesquisadora pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Pós Graduação em TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital.


MILTON SOGABE (São Paulo, SP, 1953)

Formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, é mestre e doutor pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Pesquisa a imagem na relação Arte/Ciência/Tecnologia. Professor desde 1977, lecionou desenho e pintura na FAAP de 1982 a 1995; desde 1994 é docente no Instituto de Artes da UNESP, onde atualmente (2000 à 2004) é vice-diretor. Tendo trabalhado com desenho, pintura e gravura desde o início dos anos 70, a partir de 1987 começa a utilizar também novos meios eletroeletrônicos, como xerox, videotexto, vídeo, computação e equipamentos audiovisuais em geral. Participa de vários eventos internacionais de Arte-Telecomunicação via Televisão de Varredura Lenta, Fax e Computador. Desde 1995 trabalha com instalações multimídia interativas.


HERMES RENATO HILDEBRAND (Lages, SC, 1954)

possui Graduação em Matemática pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor tempo parcial (RTC) da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de matemática, semiótica, educação, comunicação e artes, com ênfase no uso das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação e instalações e sistemas digitais. Atua nas seguintes áreas de interesse: educação, ensino-aprendizagem, matemática, artes, semiótica, desenvolvimento de sistemas hipermídias off-line e on-line e jogos eletrônicos. Em Educação atua com comunidades de aprendizagem baseadas nas TIC, no desenvolvimento de metodologia de formação para serem utilizadas em escolas e empresas e, ainda, estuda o potencial das TIC como ferramentas de interação e mediação para os processos educacionais. Em Artes, Comunicação e Tecnologias desenvolve reflexões, pesquisas e produções com abordagem semiótica em linguagem visual através das mídias digitais e de sistemas computacionais. Portanto, atua de forma interdisciplinar com produções nas áreas de Educação, Artes, Interfaces e Mediações através do Design de Interação utilizando a metodologia Pesquisa-Ação. Foi vencedor do Prêmio Sergio Motta 2005/2006 da Secretaria do Estado de São Paulo para artistas hipermidiáticos, junto com o grupo de artistas SCIArts – Equipe Interdisciplinar – www.sciarts.org.br.

http://www.hrenatoh.net


ROSANGELLA LEOTE (Canoas, RS, 1961)

Artista multimídia, é doutora em Ciências da Comunicação na ECA-USP, pelo Departamento de Rádio e Televisão. Tem mestrado em Artes pela UNICAMP e bacharelado em Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa a interatividade e o “Potencial Performático” nas novas mídias. Realiza performances e instalações desde 1986 e vídeos desde 1991. É docente do Departamento de Arte da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUCSP, ministrando para os cursos de Comunicação em Multimeios, Comunicação em Artes do Corpo e Publicidade e Propaganda as disciplinas relacionadas à Comunicação, Arte e Novas Tecnologias, Vídeo e Animação.